TJMRS participa do Encontro Nacional das Ouvidorias Judiciais das Mulheres

cojum

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás sedia, entre os dias 29 e 31 de outubro,  o 6º Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), que reúne representantes de diversos tribunais do país.

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul participa do evento por meio da Desembargadora Militar Gabriela John, Ouvidora da Mulher, que representa a instituição nas discussões voltadas ao fortalecimento das ouvidorias judiciais e à ampliação das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

A programação contempla temas como atendimento humanizado, escuta qualificada, ações de prevenção e acolhimento às vítimas, além da troca de experiências e boas práticas entre as ouvidorias.

Cojum

O Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) foi criado em 15 de fevereiro de 2023. A criação ocorreu durante o Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid) no TJ Paraná. O Colégio é composto por ouvidoras dos tribunais de justiça de todo o país, além de servidoras e servidores integrantes das ouvidorias.

Entre as funções e objetivos estão a promoção da articulação entre as ouvidorias especializadas em todo o Brasil, a busca por assegurar um canal de acolhimento humanizado e escuta sensível para mulheres vítimas de violência, assédio ou discriminação e o encaminhamento das denúncias para as autoridades competentes, atuando como um elo entre as vítimas e os órgãos responsáveis por buscar justiça, assim como a reunião de especialistas de todo o país para debater e aprimorar práticas de acolhimento e atuação em defesa dos direitos das mulheres.


Imagens da notícia