Conectividade (Webservices)

Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com outras já existentes e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.

Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

Utilizando a tecnologia Web Service, uma aplicação pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens diferentes. Por outras palavras, os Web Services fazem com que os seus recursos estejam disponíveis para que qualquer aplicação cliente possa operar e extrair os recursos fornecidos pelo Web Service.

Os Web Services são identificados por um URI (Uniform Resource Identifier), descritos e definidos usando XML (Extensible Markup Language). Um dos motivos que tornam os Web Services atrativos é o fato deste modelo ser baseado em tecnologias standards, em particular XML e HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Os Web Services são utilizados para disponibilizar serviços interativos na Web, podendo ser acessados por outras aplicações usando, por exemplo, o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).



Webservices disponíveis (api´s)

Disponibilizamos abaixo a relação dos serviços que podem ser consumidos e os manuais contendo as instruções para utilização:

Sistema: EPROC 1G
Webservice: MNI EPROC 1G
Link: https://eproc1g.tjmrs.jus.br/eproc/ws/controlador_ws.php?srv=intercomunicacao2.2
Descrição: Webservice para comunicar ao sistema do EPROC de 1º Grau
Manual de aplicação: Clique aqui

Sistema: EPROC 2G
Webservice: MNI EPROC 2G
Link: https://eproc2g.tjmrs.jus.br/eproc/ws/controlador_ws.php?srv=intercomunicacao2.2
Descrição: Webservice para comunicar ao sistema do EPROC de 2º Grau
Manual de aplicação: Clique aqui