A acessibilidade na web visa tornar os conteúdos online acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações. Isso é alcançado por meio de técnicas como marcação semântica adequada, legendas em vídeos e compatibilidade com tecnologias assistivas. Essas práticas não só beneficiam pessoas com deficiência, mas também melhoram a experiência de todos os usuários, promovendo a inclusão e igualdade de acesso à informação na internet.

Nossa missão é garantir que todos os cidadãos tenham acesso equitativo à informação e aos recursos disponíveis em nosso site institucional. Reconhecemos a importância da acessibilidade digital e estamos comprometidos em fornecer uma experiência inclusiva para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou limitações.

Destaque:

Aqui estão algumas das medidas que implementamos para tornar nosso site mais acessível:

Alto Contraste:
Oferecemos opções de alto contraste para garantir que o conteúdo do site seja legível para usuários com deficiências visuais ou sensibilidade à luz. Esse recurso permite que os usuários personalizem o contraste entre o texto e o plano de fundo, tornando a leitura mais confortável.

Modo Escuro:
Para os usuários que preferem ambientes de baixa luminosidade ou que têm sensibilidade à luz, implementamos o modo escuro em nosso site. Isso reduz o brilho da tela e melhora a legibilidade do conteúdo, especialmente em ambientes com pouca luz.

Aumentar e Diminuir Fonte:
Reconhecemos a importância de permitir que os usuários personalizem o tamanho da fonte de acordo com suas necessidades visuais. Por isso, oferecemos a opção de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte para melhorar a legibilidade do conteúdo.

Marcador:
Implementamos marcadores de conteúdo para facilitar a navegação e a localização de informações importantes em nosso site. Esses marcadores permitem que os usuários pulem diretamente para seções específicas de uma página, economizando tempo e esforço na busca por conteúdo relevante.

Linha Guia:
Para ajudar os usuários com deficiência visual a acompanhar a leitura, adicionamos uma linha guia que destaca a linha atual de texto. Isso ajuda a reduzir a confusão e melhora a compreensão do conteúdo, especialmente para aqueles que usam tecnologias assistivas de leitura de tela.

Tradução em Libras:
Reconhecendo a importância da inclusão de usuários surdos ou com deficiência auditiva, oferecemos tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para vídeos e conteúdos multimídia em nosso site. Isso garante que todos os usuários possam acessar e compreender informações essenciais, independentemente de sua capacidade auditiva.

Leitor de tela:

O leitor de tela é uma aplicação fundamental para proporcionar uma experiência auditiva ao usuário, tornando acessível o conteúdo exibido no computador. Principalmente destinado a indivíduos com deficiências visuais, ele permite a interação e compreensão do conteúdo digital por meio do áudio. No entanto, sua utilidade não se limita a esse grupo específico, sendo também uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência de uso de qualquer pessoa, oferecendo uma alternativa auditiva para interagir com o computador de forma mais confortável e eficiente.
Navegação alternativa:

Se a navegação pelas páginas usando o mouse não for possível, as teclas de atalho e o acesso através da tecla 'TAB' permitem que o usuário ainda acesse a informação.

Atalhos:
Teclas Alt + 1: Muda o contraste da página
Teclas Alt + 2: Pesquisa pelas notícias do site
Teclas Alt + 3: Vai para página inicial do site
Teclas Alt + 4: Abre e fecha o menu de acessibilidade na direita
Teclas Alt + 5: Vai para o topo da página
Teclas Alt + 6: Vai para o rodapé da página

Leitor de tela:

Um leitor de tela é um software que converte o texto exibido em uma tela de computador ou dispositivo móvel em voz ou Braille, permitindo que pessoas com deficiência visual possam ouvir ou ler o conteúdo.

Estamos comprometidos em promover a acessibilidade digital e em garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso à justiça e à informação. Continuaremos a implementar e aprimorar nossas práticas de acessibilidade para garantir uma experiência inclusiva e equitativa para todos os usuários.

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) utiliza a ferramenta VLibras como leitor de tela em linguagem de sinais, além de em Braile e voz, permitindo que pessoas com deficiência visual ou auditiva possam acessar o conteúdo de forma acessível.


Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS:

Todas as sessões de julgamento disponibilizadas em vídeo no YouTube e na capa do site do TJMRS são acompanhadas por intérpretes de sinais em Libras, garantindo acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.