Timeline

OUTUBRO/2019

JME recepciona Comandante-Geral da Brigada Militar que expôs o SGC

Na tarde 02 de outubro, a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul recepcionou o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Mário Yukio Ikeda, que discorreu sobre o Sistema de Gestão Correcional - SGC, que interage com o sistema eproc, facilitando assim a redução do consumo de papel, tanto na fase inquisitorial quanto processual, aproximando cada vez mais a Justiça Militar Estadual de expedientes 100% eletrônicos.

SETEMBRO/2019

JME instala microcomputadores no Plenário da 1ª Auditoria Militar de Porto Alegre

Na data de 05/09/2019, quinta-feira, o TJM instalou três microcomputadores para utilização pelos Oficiais integrantes dos Conselhos Permanentes e Especiais, na 1ª Auditoria Militar de Porto Alegre, dentro do planejamento de fortalecimento do processo eletrônico, através do eproc, na JME.

JME instala microcomputadores no Plenário da 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre

Na data de 04/09/2019, quarta-feira, o TJM instalou três microcomputadores para utilização pelos Oficiais integrantes dos Conselhos Permanentes e Especiais, assim como um computador destinado ao uso da defesa e outro destinado ao uso da promotoria, na 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre, dentro do planejamento de fortalecimento do processo eletrônico, através do eproc, na JME.

Findam os processos físicos da 1ª Auditoria Militar

Na tarde de terça-feira (03 de setembro), a 1ª Auditoria Militar comunicou que foi julgado seu último processo físico. Com isso, a 1ª Auditoria Militar também possui todos os processos em meio eletrônico (eproc),

AGOSTO/2019

TJM cumpre meta de inserir todos os processos físicos no eproc

Na tarde desta segunda-feira, 19/08/2019, a Coordenadoria Judiciária digitalizou e inseriu no eproc os dois últimos processos físicos em curso no TJM.

Novos relatórios estatísticos - eproc

Dando continuidade à evolução do processo judicial eletrônico, foi disponíbilizado na Intranet um conjunto de relatórios referentes ao andamento processual no eproc. Esse é um tema sensível e uma demanda de longa data das auditorias e gabinetes para a gestão cartorária e o atendimento das diversas solicitações do CNJ.

JULHO/2019

JME participa de reunião com STM e BMRS

Nessa sexta-feira (5/07/2019), a Coordenadoria de TIC e a Corregedoria-Geral da Justiça Militar Estadual - JME, participaram de reunião com representantes do Superior Tribunal Militar - STM, e da Corregedoria da Brigada Militar do RS - BMRS.

Na ocasião, representantes do STM vieram conhecer o Sistema de Gestão Correcional - SGC, desenvolvido pela BMRS e integrado com o eproc da JME. O STM também utiliza o eproc, sistema de processo eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

JME - Findam os processos físicos da 2ª Auditoria Militar

Na última sexta-feira (5.7.19), a 2ª Auditoria Militar comunicou, por intermédio do ofício n.º 1182/2019/MDVL, expedido pelo Exmo. Magistrado Titular da aludida Auditoria, Dr. Alexandre Aronne Abreu, que  "foi inserido, no EPROC, o último feito físico até então em tramitação na 2ª Auditoria Militar". Com isso, a 2ª Auditoria Militar é a primeira dentre as quatro Auditorias de nosso Estado a possuir todos processos em meio eletrônico (eproc).

JUNHO/2019

TJM instala microcomputadores no Plenário da Auditoria de SM

Nesta data, 11/06/2019, terça-feira, o TJM instalou dois microcomputadores para utilização pelos Oficiais integrantes dos Conselhos Permanentes e Especiais, um para o MP e outro para o representante da OAB/Def Publica, dentro do planejamento de fortalecimento do processo eletrônico, através do eproc, na JME.

TJM instala microcomputadores no Plenário da Auditoria de PF

Nesta data, 14/06/2019, sexta-feira, o TJM instalou quatro microcomputadores para utilização pelos Oficiais integrantes dos Conselhos Permanentes e Especiais, dentro do planejamento de fortalecimento do processo eletrônico, através do eproc, na JME.

MAIO/2019

JME recebe primeiro APF com depoimentos com registro apenas em vídeo

A Brigada Militar do Estado do RS - BMRS, ingressou com os primeiros Autos de Prisão em Flagrante Delito - APF, onde os depoimentos estão registrados exclusivamente em vídeo. Os procedimentos transitam em Segredo de Justiça. Esse é um fato inédito na JME e confirma o pioneirismo do TJMRS e da BMRS no desenvolvimento e evolução dos feitos militares eletrônicos.

Auditoria de Passo Fundo julga primeira ação criminal no eproc

Nesta terça feira, 07 de maio, a Auditoria de Passo Fundo encaminhou para correição a ação penal militar nº 10002341720179210004, a primeira a ser julgada no Sistema eproc, depois de digitalizados os autos físicos. A sentença monocrática apreciou a imputação do crime de abuso de autoridade (Lei nº 4.898/65), sendo a denúncia julgada procedente e condenados os acusados à pena de 10 (dez) dias de detenção. 

JME finaliza inserções de feitos oriundos da Auditoria Militar de Santa Maria

Nessa quinta-feira (2 de maio) a comissão, criada na portaria de n.º 038/2019, deu por concluída a inserção no sistema eproc dos processos físicos correntes oriundos da Auditoria Militar de Santa Maria.

ABRIL/2019

JME recebe primeiro IPM do CBM via eproc

Nessa quinta-feira (25 de abril), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul teve o primeiro Inquérito Policial Militar emitido pelo CBM inserido diretamente no sistema eproc da Justiça Militar Estadual.  O Presidente do TJM, Juiz Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, acompanhado pelo servidor da Coordenadoria de TIC, Eduardo Borba Severo, recepcionaram os Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Teixeira e o Maj. Venturela, os quais realizaram a inserção do feito ao Sistema eproc. Esse fato é histórico e relevante, sendo algo inédito no país em termos de Corpo de Bombeiros e Justiça Militar.

JME participa do 2º Encontro Nacional de Tribunais com eproc

Nessa quinta-feira (04 de abril) e sexta-feira (05 de abril), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, representada pelos servidores: Dilnei Venturini, Coordenador de TIC do TJM, pelo Antonio Ferreira Boeira, Coordenador Judiciário, e, representando a Corregedoria-Geral da JME, Estevão de Barros Jacques, participou do 2º Encontro Nacional de Tribunais com eproc, realizado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O evento, que teve a duração de dois dias, tem o objetivo de promover compartilhamentos de experiências entre os usuários, e apresentar novidades inseridas ao sistema de processo eletrônico.

MARçO/2019

JME recebe o primeiro Inquérito Policial Militar integrado com o Sistema da BMRS

Nessa segunda (25 de março), ingressou no sistema eproc o primeiro Inquérito Policial Militar (IPM), recebido eletronicamente através da integração com o Sistema de Gerenciamento Correcional (SGC) da BMRS. A integração foi realizada utilizando o MNI - Modelo Nacional de Interoperabilidade. O IPM de portaria n.º 2361/2018, instaurado com o fito de apurar o crime de abuso de autoridade cometido, em tese, por Policiais Militares do 9º BPM, no parque Harmonia. Esse fato é histórico e relevante, sendo algo inédito no país em termos de Polícia Militar e Justiça Militar. A interoperabilidade entre as duas plataformas (SGC e eproc) representa não apenas um grande avanço tecnológico para as duas instituições, mas principalmente simplifica o trabalho, trazendo economia e visando a garantir uma Justiça mais célere.

JME finaliza a digitalização dos feitos e processos em Santa Maria

Nessa sexta-feira (22 de março), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, através do Servidor de Gratificação Especial Ricardo da Rosa Soares Filho,  finalizou a digitalização de 20 IPMs e 99 processos judiciais que tramitam na Auditoria Militar de Santa Maria. Agora, os Servidores Olavo (Cor-G) e Guilherme (Gab Presidencia) estão fazendo, remotamente, a inserção dos processos no eproc.

JME capacita servidores da Presidência e Corregedoria-Geral para inserção de feitos no sistema eproc

Na manhã dessa segunda-feira (18 de março), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul realizou treinamento com os Servidores Guilherme Linck Pinto Gehm, Presidência, e Olavo Garcia Renner, Corregedoria-Geral, para que sejam inseridos os feitos oriundos da Auditoria de Santa Maria ao sistema de processo eletrônico eproc.

FEVEREIRO/2019

JME recebe a primeira Apelação Criminal no Sistema eproc

Nessa terça-feira (19 de fevereiro) ingressou no sistema eproc a primeira a Apelação Criminal promovida pela defesa, contra decisão da Auditoria Militar de Passo Fundo.

A 1ª Apelação Criminal recebida via sistema eproc foi autuada no dia 19/02/2019, sob o nº 10001822120179210004, e distribuída ao Juiz Militar Fábio Duarte Fernandes.

JME realiza primeira integração do Sistema eproc com o Sistema SGC, da BMRS

Nessa sexta-feira (15 de fevereiro), a JMERS recebeu o primeiro Auto de Prisão em Flagrante Delito - APF, gerado totalmente no Sistema SGC da BMRS e transmitido eletronicamente para o eproc da JMERS.

A integração foi realizada utilizando o MNI - Modelo Nacional de Interoperabilidade*.

JANEIRO/2019

JME recebe primeiros PECs pelo Sistema eproc

Em progressão à utilização do sistema eproc na JME, foram distribuídos os dois primeiros Processos de Execução Criminal nas Auditorias Militares de Porto Alegre.

JME - 1a. Auditoria inicia a digitalização dos processos em andamento

Na manhã de 10.01.19, a 1a. Auditoria iniciou a digitalização dos processos físicos em andamentos, lançando-os no eproc. Assim, está contribuindo para o projeto JME 100% digital. 

JME - 2a. Auditoria a inicia digitalização dos processos em andamento

Na manhã de 09/01/19, a 2ª Auditoria Militar iniciou a digitalização dos processos físicos em andamento, lançando-os no eproc. Assim, está contribuindo para o projeto JME 100% digital.

TJM adquire e instala Scanners profissionais nas Auditorias e Secretaria Judiciária

JME recebe a primeira denúncia no Sistema eproc

Na tarde de 8.01.2019 ingressou no sistema eproc a primeira denúncia oferecida pelo Ministério Público em desfavor de servidores policiais militares, imputando-lhes o cometimento do crime de lesão corporal leve.

Início do processo eletrônico criminal na JME

Na data de 7.01.2019 a JME deu início ao uso do eproc Criminal e, assim, habilitou-se a ter todos os processos judiciais virtualizados.

DEZEMBRO/2018

Termo de cooperação entre o TJMRS e o MP gaúcho para o uso do sistema eproc

Na manhã desta quarta-feira (19/12), o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Juiz Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, compareceu ao gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Dr. Fabiano Dallazen, ocasião em que foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a JMERS e o Ministério Público. 

OUTUBRO/2018

TRF4 - Encontro de usuários do eproc com participação de servidor do TIC do TJM/RS

Durante os dois dias, antigos e novos usuários do eproc puderam apresentar e trocar experiências sobre as adaptações que o sistema tem sofrido em cada órgão. A troca de ideias foi orientada pelo coordenador do eproc na Justiça Federal da 4ª Região, juiz federal Sérgio Tejada Garcia

SETEMBRO/2018

JME recebe a primeira petição no sistema eproc

Na manhã dessa segunda-feira (10 de setembro) a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul recebeu a primeira ação cível, referente a abuso de poder, visando à desconstituição de Ato Administrativo, pelo novo sistema de processo eletrônico adotado pela Corte Castrense gaúcha, o eproc, em substituição ao sistema PJe.

Treinamento do eproc para assessores do 2º Grau, 1ª e 2ª Auditorias Militares de Porto Alegre

Treinamento do eproc na Auditoria Militar de Santa Maria - Magistrados, servidores e parceiros

Treinamento do eproc na Auditoria de Passo Fundo - Magistrado, servidores e parceiros

09:00 horas - Ocorreu treinamento para os servidores da auditoria

Treinamento do eproc para advogados - Porto Alegre

As 14 horas ocorreu treinamento para advogados em Porto Alegre.

AGOSTO/2018

Treinamento do eproc para magistrados e representantes do MP, PGE e Defensoria Publica

As 14 horas ocorreu treinamento com os magistrados de 1º grau no Plenário TJM

As 17 horas ocorreu treinamento com os representantes do MP, PGE e Defensoria Pública de Porto Alegre

JME e TRF4 promovem capacitação no uso do eproc

Na terça-feira (28 de agosto), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveu um treinamento para utilização do sistema eproc com ênfase na sessão de julgamento. O público alvo foi a Secretaria de Plenário e os Gabinetes dos Magistrados de 2º grau. O  treinamento foi ministrada pelo analista de sistemas do TRF4, Luís Fernando Sayão Lobato Ely.

 

JME, BM e CBMRS realizam reunião sobre o eproc

Na tarde de terça-feira, dia 28/09/2018, a JME participou de uma reunião organizada pela BMRS, com a participação do CBM, onde foi apresentado o estágio atual do sistema que está sendo desenvolvido pela BM visando a futura integração com o eproc.

Reunião de integração dos Tribunais Militares Estaduais de RS, MG e SP

Ocorreu nessa segunda-feira (20 de agosto), no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais uma reunião visando à integração dos Tribunais Militares do RS, MG e SP sobre os trabalhos de implantação do eproc. A reunião contou com a participação da BMRS e da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de MG.

JME promove palestra para uso do eproc

O evento foi ministrado pelo servidor da área de TIC do TRF4, Ivan Scarparo Forgearini, o qual palestrou para servidores das Auditorias Militares e do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. O evento também contou com o prestígio dos Exmos. srs. presidente e vice-presidente do TJM/RS, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues e juiz militar Antonio Carlos Maciel Rodrigues.

JME promove reunião com Comitê Gestor Externo

Na tarde dessa sexta-feira (10 de agosto) a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveu mais uma reunião com o Comitê Gestor Externo do eproc, com a finalidade de dar continuidade ao desenvolvimento do sistema de processo eletrônico.

Veja a notícia na íntegra neste link aqui.

JME tem reunião com o MP/RS e PGE/RS para tratar da interoperabilidade

Na tarde dessa quinta-feira (9 de agosto) a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveu uma reunião com a Coordenadoria de TIC da JME/RS e com técnicos da área de Informática do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul para tratar sobre a aplicação do Modelo Nacional de Interoperabilidade - MNI, com o Sistema eproc.

JME realiza testes para homologação do eproc

Na manhã dessa quinta-feira (2 de agosto), a Comissão de Implantação do Sistema eproc deu continuidade aos testes práticos visando a implantação do sistema. Os membros do Comitê executaram procedimentos utilizando uma versão de testes do eproc com o objetivo de validar o comportamento do sistema. Participaram dos trabalhos representantes da Coordenadoria Judiciária, 1ª e 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre, além da equipe da Coordenadoria de TIC.

JULHO/2018

JME promove reunião com Comitê Gestor Interno

Na manhã dessa terça-feira (31 de julho), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveu uma reunião técnica com o Comitê Gestor Interno de eproc visando à homologação do eproc Cível.

Veja a notícia na íntegra neste link aqui.

JME promove videoconferência com BM, CBM, TJM/MG e TJM/SP

Na manhã dessa quarta-feira (18 de julho), na Sala de reuniões deste TJM, o Comitê Interno do eproc, promoveu um encontro com membros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiro Militar e TJMMG/SP, onde, por videoconferência, foi tratado o desenvolvimento e implantação do Inquérito Policial Militar Eletrônico por parte da PMMG.

JME participa de reunião referente ao uso do eproc na instrução de IPMs

Na tarde dessa terça-feira (10 de julho), os juízes do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues – presidente, e o Cel. Antonio Carlos Maciel Rodrigues – vice-presidente, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Tecnologia, Informação e Comunicação do TJM/RS, Dilnei Venturini, estiveram em reunião no Gabinete do Comandante-Geral da Brigada Militar para tratar da implantação do sistema eproc na virtualização dos feitos criminais.

JUNHO/2018

JME dá continuidade ao desenvolvimento do eproc

Na manhã dessa segunda-feira (29 de junho), a Comissão de implantação do eproc reuniu-se, novamente, com a finalidade de dar continuidade a análise sobre a operacionalização do sistema, sendo aprovada a minuta do serviço de plantão, restando a proposta para o cadastramento dos Advogados em discussão.

JME realiza reunião referente a inquéritos policiais eletrônicos

Na manhã dessa quinta-feira (28 de junho), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveu uma palestra ministrada pelo escrivão da Polícia Federal em Porto Alegre, Ubiratan Antunes Sanderson, que realizou uma apresentação sobre o uso do Sistema eproc (sistema de processo eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e que está em fase de implantação na Justiça Militar Estadual) em inquéritos policiais pela Polícia Federal.

JME dá continuidade ao desenvolvimento do eproc

Na manhã dessa segunda-feira (25 de junho), a Comissão de implantação do eproc reuniu-se, novamente, com a finalidade de dar continuidade a análise sobre a operacionalização do sistema, continuando os estudos referentes à construção de uma minuta de Resolução para ajuste do serviço de plantão e, na sequencia, tratando também sobre o sistema de cadastramento dos advogados para acesso ao sistema.

JME dá continuidade ao desenvolvimento do eproc

Na manhã dessa segunda-feira (18 de junho), a Comissão de implantação do eproc reuniu-se, novamente, com a finalidade de dar continuidade a análise sobre a operacionalização do sistema, continuando os estudos referentes à construção de um ato complementar que ajuste o serviço de plantão e, tratando também, sobre o cadastramento dos advogados no sistema.

JME dá continuidade ao desenvolvimento do eproc

Na manhã dessa segunda-feira (11 de junho), a Comissão de implantação do eproc reuniu-se, novamente, com a finalidade de dar continuidade a análise sobre a operacionalização do sistema, em particular na construção de um ato complementar que ajuste o serviço de plantão.

Aprovada Resolução n. º 204, de 30 de maio de 2018, que dispõe sobre a implantação do processo judicial por meio eletrônico – eproc – no âmbito da JME

Resolução n. º 204/2018 TJMRS

MAIO/2018

ABRIL/2018

Primeiros atos para a composição do Comitê Gestor do eproc

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre TRF4 e TJM/RS

No dia 13/04/2018 (sexta-feira), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para cessão do direito de uso do eproc, Sistema de Processo Judicial Eletrônico, entre a JMERS e o TRF4.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

JME/RS recebe visita do TRF4 para implementação do eProc

Nesta quinta-feira (5 de abril) o juiz-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues, recebeu o juiz federal Dr. Sérgio Tejada Garcia, coordenador do eProc - processo eletrônico na Justiça Federal da 4ª Região. Na reunião foram tratados detalhes da assinatura do Termo de Cooperação entre as duas instituições visando ao uso do eProc pela Justiça Militar gaúcha.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

MARçO/2018

TRF4 encaminha à JMERS a minuta do Acordo de Cooperação Técnica para adesão ao e-Proc

JMERS envia ofício ao CNJ sobre implantação do eProc

TJM-RS promove almoço de confraternização com membros do TRF4-RS e implantação do e-Proc na justiça castrense é debatido

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS) recebeu integrantes da equipe técnica de informática do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para um almoço de confraternização. Entre os visitantes, esteve presente o diretor do setor de TIC do TRF4, Clovis Saldanha, que foi recepcionado pelo presidente do TJM-RS, juiz-militar Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues, pelo diretor-geral da justiça castrense, Dirnei Vieira de Vieira, pelo diretor do setor de TIC , Dilnei Venturini, e demais servidores.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

FEVEREIRO/2018

A JMERS envia ofício ao TRF4 reforçando a intenção de adesão ao uso do e-Proc

JANEIRO/1900