O que é

Este espaço é destinado ao acolhimento e encaminhamento de denúncias de violência doméstica e familiar organizado pela Justiça Militar do Rio Grande do Sul. O serviço é gratuito e sigiloso, assegurando às vítimas o acolhimento e privacidade necessários para situações desta natureza.

Podem acessar o serviço, prioritariamente, mulheres e homens que atuam ou se relacionem com magistrados e servidores da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.


Como acessar

O contato inicial deve ser feito através do número (51) 3214-1020, contato exclusivo para o Espaço Sinal Vermelho, em horário de expediente durante essa primeira fase de implantação do serviço.


Motivação

A criação do Espaço Sinal Vermelho se dá como uma das deliberações da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina da JME, em conjunto com a Ouvidoria, tendo em conta o agravamento dos episódios de violência doméstica relatados durante a pandemia de Covid-19.

A iniciativa institucional tem por objetivo contribuir para o enfrentamento dessa prática além de propiciar um novo espaço institucional de reflexão sobre a violência.

Além do canal de denúncias, o Espaço Sinal Vermelho abrigará informações gerais sobre o tema, como notícias, atualizações sobre legislação, cartilha, artigos, entre outras iniciativas.