O que é o NUBE9?


O Nube9 - Laboratório de Inovação da JME é um espaço destinado à construção de soluções inovadoras para problemas administrativos e judiciários, a partir da elaboração de um ambiente colaborativo, no qual as pessoas possam se sentir seguras e motivadas para trabalhar, por meio de técnicas de cocriação e ferramentas de experimentação, o pensamento crítico, o espírito disruptivo e o processo criativo.

O Nube9 foi instituído pela Portaria nº 110/2022, em atendimento à Resolução nº 395 de 07/06/2021 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a política de gestão da inovação, bem como aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no Poder Judiciário.

O Nube9 atuará de modo virtual e físico, com a utilização dos espaços disponíveis na sede do Tribunal de Justiça Militar. Após a alocação de espaço físico e de projeto arquitetônico, o Nube9 funcionará em espaço próprio, moderno e acolhedor, concebido especialmente para o seu fim.



O nome do laboratório de inovação da JME foi escolhido por meio de votação entre os componentes do Conselho Gestor do Laboratório.

A palavra Nube, em latim, significa nuvem.

A imagem da nuvem remete ao conceito de um laboratório que oferece aos seus operadores um espaço onde são depositadas as mais variadas ideias, que, ao se acumularem, transformam-se em uma “tempestade de ideais” ou “brainstorming”, técnica de discussão e de construção de soluções inovadoras bastante utilizada nos processos coletivos de criação. Uma nuvem geradora de uma tempestade de ideias.

A nuvem ainda traz a ideia de um processo constante de transformação.

O número 9, antecedido pelo "e", é uma representação fonética de “inove”, marcando no nome o seu objetivo essencial, qual seja, criar inovação. A letra "e" também é representativa dos sistemas eletrônicos utilizados na JME tanto nos processos administrativos quanto nos judiciais, os quais seguem em constante processo de modernização.

  1. Buscamos a implantação de soluções inovadoras e de desenvolvimento sustentável na administração da justiça, por intermédio da troca de conhecimentos e da cocriação por experimentação, com base na experiência pessoal e coletiva das pessoas, com a participação colaborativa de juízes, servidores e demais usuários do serviço (advogados, partes, promotores e defensores públicos).
  2. Estimulamos a cultura da inovação no âmbito da JME, com a permanente reflexão crítica sobre rotinas administrativas e de fluxos de trabalhos, bem como a otimização do uso dos recursos púbicos, cada vez mais escassos em razão das restrições orçamentárias.
  3. Oferecemos um espaço para a reflexão sobre a eficiência dos serviços judiciais, destinado à pesquisa de soluções inovadoras para problemas complexos e ao desenvolvimento de projetos e de programas inovadores, mediante o uso de metodologias e técnicas colaborativas, cocriação, exploração e experimentação de ideias e sugestões (oficinas), utilizando o método Desing Thinking, com atuação em rede de colaboração, visando à maior eficácia, qualidade e eficiência institucional.
  4. Fazemos pesquisas e mapeamentos para identificação de programas e projetos desenvolvidos pelas redes de inovação dos demais órgãos do Poder Judiciário, bem como estabelecemos conexões entre os laboratórios de inovação e os centros de inteligência judiciários para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
  5. Estudamos e avaliamos as possibilidades de implementação de novas funcionalidades nos sistemas eletrônicos e de instrumentalização de novas formas de automação e agilização procedimental oferecidas pelos programas de inteligência artificial voltados à atuação jurisdicional e ao controle da atividade judiciária.
  6. Incentivamos a simplificação da linguagem e da forma de comunicação no âmbito do sistema de justiça

Últimas notícias