O Caso


Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, desapareceu no dia 13 de agosto de 2022, em São Gabriel-RS. O corpo do adolescente foi encontrado no dia 19 de agosto de 2022 em um açude na localidade conhecida como Lava Pés, interior daquele município.

As investigações preliminares indicaram que a guarnição da BM composta pelos servidores militares Arleu Junior Cardoso Jacobsen, Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso, foi chamada para atender uma ocorrência de perturbação da tranquilidade, que envolvia Gabriel.

A denúncia recebida pelo juízo da auditoria militar de SM no dia 5 de set de 2022 afirma que os integrantes da guarnição agrediram Gabriel, o que culminou em seu homicídio (fato declinado ao Tribunal do Juri). Também descreve a peça inicial que os policiais militares acima citados concertaram entre si a inserção dos dados falsos no sistema da BM.

Além disso, a denúncia narra que após a morte da vítima, depois de previamente acertados, os policiais militares ocultaram o cadáver de Gabriel levando-o até o interior do município de São Gabriel descartando-o dentro de um açude.

A Justiça Militar do Estado do RS é competente para julgar os crimes militares de ocultação de cadáver e de falsidade ideológica.