TJM publica o livro ´SOMOS CENTENÁRIOS´

1

Lançamento do Livro

A publicação do livro “Somos Centenários” marca o ano de comemorações frente ao aniversário de 100 anos da Justiça Militar do Rio Grande do Sul e dos 170 anos da Justiça Militar Estadual do Rio Grande do Sul. Sua publicação digital ocorre no dia 18 de janeiro, no período da manhã, no site do TJM/RS.

A obra, que conta um pouco da trajetória e história da corte, de seus magistrados e de seus eventos, é uma realização do Projeto Memória em parceria com o Gabinete da Presidência do TJM, tendo como patrocinadora a empresa CMPC - pioneira e segunda maior empresa de celulose e papel na América Latina.

Conteúdo da Publicação

O livro do centenário é composto por três capítulos: Clio, Themis e a Espada – O Primeiro Capítulo; Os Magistrados que Construíram o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul – O segundo Capítulo; e Eventos do Centenário – O Terceiro Capítulo.

O Primeiro Capítulo – “Clio, Themis e a Espada” – conta a história da Justiça Militar e do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul através de uma profunda e detalhada pesquisa auxiliando o leitor a entender o conteúdo histórico de uma maneira ordenada e cronológica.

O Segundo Capítulo – “Os Magistrados que construíram o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul” – cita e homenageia diversos nomes que estiveram ligados à corte de forma ilustrativa (fotos) e por meio de registro temporal (atas), objetivando a exposição dos Magistrados da corte castrense e preservação da identidade e memória da Instituição.

E por último, apresentamos o Terceiro Capítulo – Eventos do Centenário – busca elencar todos os eventos que compuseram a celebração do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e os 170 anos da Justiça Militar Estadual do Rio Grande do Sul.

A história da entidade é contada por meio de produção histórica, por uma linha do tempo e por atas de posse, que indicam o primeiro Presidente, Affonso Emílio Massot, passando por vários Presidentes que estiveram a sua frente até chegar à atual Presidência, Paulo Roberto Mendes Rodrigues. Muitos magistrados que não chegaram a ser Presidentes da Instituição, mas que são igualmente importantes para nossa história também são retratados neste livro.

A publicação procurou apresentar, de maneira leve, divertida e até descontraída, os integrantes, os fatos, as metas, os momentos pelos quais a Instituição vivenciou, como as comemorações do Centenário, a Corrida do Fogo Simbólico, dentre outros tantos eventos.

  A produção do livro

A ideia de se produzir um livro alusivo ao primeiro Centenário da instituição foi apresentada pelo Juiz Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, no início de seu primeiro mandato, como Presidente em 2018, ano em que celebramos 100 anos de existência.

Uma vez constituída e planejada tal ideia, a equipe encarregada pela elaboração desta publicação apresentou o esboço da obra ao Presidente do TJMRS  para que o livro fosse produzido.

Desde que o projeto foi apresentado e aprovado, a equipe do Núcleo de Biblioteca e Memória se dubruçou na sua elaboração, citando-se: a Curadora Francine Feldens, incubida de liderar as etapas do processo; os mentores textuais, Guilherme Nicolini Pires Masi e Rejane Maria Di Leone; as auxiliares, Luciana Taís Olbermann, Mariangela Pagliarini, encarregadas pelas digitalizações; e Ana Clara Dias Bonfante, responsável pela diagramação e pelo Projeto Gráfico da obra.

O conjunto de imagens que compõem o livro foi possível graças às contribuições de colaboradores, como Asáfe Bueno, Enidio Eduardo Dias Pereira, Felix Alexandre Grivot Neto, Guilherme Linck Pinto Gehm, Jéssica dos Santos e Sérgio Antonio Berni de Brum, dentre outros, além de entidades e coleções particulares e do acervo.

 Disponibilização dos exemplares

Os 100 exemplares do livro não foram ordenados por caso furtuito, mas sim para novamente evidenciar a celebração dos cem anos da corte castrense e foram impressos pela gráfica Centhury, de Porto Alegre – RS. Outro ponto a ressaltar em relação à impressão da obra é que a página número cem desta produção textual foi reservada para o capítulo “Eventos do Centenário” cujo foco é a comemoração dos cem anos. Deste total da tiragem, uma parte está destinada aos Magistrados desta corte, para o Projeto Memória, STM, AMAJME, TJMMG, TJMSP, Biblioteca Nacional, Museos RS, Universidades, Brigada Militar e Comando de Bombeiros Militares RS, dentre outros.

Os interessados em obter o livro digital podem utilizar da tecnologia QRC que está disponível na publicação impressa dispondo também, dos registros do ISBN e código de barras, tudo com o intuito de dar credibilidade à publicação.

 

Clique aqui para acessar a revista.

Imagens da notícia