TJMRS realiza oficina sobre autodescrição como prática de acessibilidade

autodescricao

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) realizou nesta terça, 16 de dezembro, uma oficina voltada à autodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional adotado e incentivado pelo Judiciário brasileiro para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.

A autodescrição permite que participantes compreendam melhor quem fala, o ambiente e o contexto do evento, por meio da descrição objetiva de características físicas, vestimentas e cenário. A prática amplia o engajamento, fortalece a comunicação e contribui para que todos se sintam pertencentes às atividades institucionais.

A iniciativa foi promovida pela Comissão de Acessibilidade e teve como objetivo incentivar e demonstrar, de forma prática e acessível, como realizar uma autodescrição básica em eventos e participações públicas. A oficina foi conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Viviane Pereira, com apoio do Núcleo de Gestão Estratégica, e contou com a participação dos desembargadores militares Sergio Brum, Rodrigo Mohr e Gabriela John e de servidores do Tribunal.

Imagens da notícia