Lançamento do Laboratório de Inovação da JME

nube

O Tribunal de Justiça Militar lançou, no dia 15/07, o seu Laboratório de Inovação, o Nube9. A plataforma é destinada a soluções e desenvolvimento de projetos e programas que facilitem a adoção de avanços sociais e tecnológicos, como a simplificação da linguagem e da forma de comunicação no âmbito judiciário, sempre em busca de uma maior qualidade e eficiência institucional.

Nesta primeira etapa, o Nube9 terá estrutura virtual, e será hospedado no site do TJMRS (www.tjmrs.jus.br/nube9). O Laboratório será ainda um espaço para reflexão crítica sobre a eficiência dos serviços jurisdicionais e processos internos, contando com a participação do público interno, utilizando metodologias de inovação e participação colaborativa para a solução de demandas.

As discussões sobre a disponibilização de um espaço físico para o Nube9 já iniciaram no âmbito da administração. O laboratório de inovação da JME pretende também criar vínculo com outros laboratórios de inovação para desenvolver projetos conjuntos, valorizando a sinergia interinstitucional ao articular projetos com o ecossistema local, estadual e nacional, bem como com as universidades e startups.

A Comissão de Inovação do TJMRS designará, em breve, a coordenação-executiva do Nube9. Sugestões ou demandas podem ser remetidas via o site do laboratório.

Sobre o nome Nube9

A partir da votação entre os componentes da Comissão de Inovação, foi definido o nome Nube9. A palavra Nube remete ao latim, e significa nuvem, que acompanhada ao número 9, antecedido pelo "e", é uma representação fonética "inove" demonstrando seu objetivo principal, a inovação.

Imagens da notícia