TJM apoia divulgação do Encontro Melhores Práticas do Instituto Lixo Zero

lixo

O Instituto Lixo Zero Porto Alegre promove de 19 a 23 de abril o Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas. O evento acontecerá de forma virtual, em razão da pandemia, no  canal do Youtube (https://bit.ly/3mGAhfY), as divulgações serão no perfil do Instagram da entidade (@lixozeropoa), e as inscrições podem ser feitas pelo link do formulário (https://bit.ly/3g8aGeG).

Serão realizados bate-papos e apresentados cases de pessoas, empresas e instituições locais que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, adotando e promovendo ações sustentáveis. A programação está dividida em quatro eixos: Inovação Social, Inovação Tecnológica, Políticas Públicas e Moda Sustentável.

Esta é a primeira edição do encontro em Porto Alegre, que também acontece em outras cidades do Brasil simultaneamente. Na Capital, o Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas tem colaboração com a Semana Fashion Revolution, movimento internacional de conscientização para uma indústria de moda sustentável.

O modelo atual de consumo e de descarte de resíduos precisa ser repensado nas cidades, e o Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas busca dar visibilidade para os projetos da comunidade que estão focados nos princípios da construção de uma sociedade Lixo Zero.

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul é parceiro do Encontro e está integrado ao Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental. 


Saiba mais:

O Movimento Lixo Zero

            O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

            O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. Este ano em Porto Alegre, será a 1ª edição do evento, de um calendário repleto de iniciativas em prol da sustentabilidade que o ILZB está desenvolvendo.

 

Serviço:

O quê: Primeira Edição do Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas

Quando: de 19 (segunda feira) à 23 (sexta feira) de abril.

Onde: A programação completa pode ser conferida no https://www.instagram.com/lixozeropoa/

Inscrição: A inscrição será realizada pelo formulário do link: https://bit.ly/3g8aGeG

Imagens da notícia