Justiça Militar Estadual promove palestra para discutir o Fevereiro Laranja

fevlaranja

No próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 10h, o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul promove uma palestra sobre o Fevereiro Laranja, mês de combate a leucemia.  A atividade,  que será realizada de modo exclusivamente virtual, contará com a participação do diretor do Instituto Pietro, Beto Albuquerque, e do médico hematologista Luís Fernando Bouzas.

O evento tem por objetivo ampliar a conscientização sobre a leucemia bem como reforçar as campanhas de doação de medula óssea junto ao público com o qual a Justiça Militar se relaciona.  O Brasil registra o surgimento de aproximadamente 12 mil novos casos da doença a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).     

Criado em 18 de março de 2019, o Instituto Pietro, parceiro do evento, viabiliza o apoio material e psicossocial, de forma direta ou indireta, as pessoas que necessitam de tratamento e transplante de que medula óssea e também aos seus acompanhantes, especialmente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A palestra será transmitida pelo site (www.tjmrs.jus.br) e nos perfis das redes sociais do TJMRS (@tjmrsoficial). 

Sobre a doença

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Estima-se que a chance de se encontrar um doador compatível seja de 1 a cada 100 mil pessoas.  Esta situação reforça a importância da ampliação do cadastro nacional de doadores.

 Sobre os palestrantes

Beto Albuquerque  - é advogado, ex-deputado federal e estadual no Rio Grande do Sul e diretor do Instituto Pietro.  É autor da Lei Pietro (com referência a seu filho, Pietro Albuquerque falecido em 2009 vítima de leucemia), que determinou o período de 14 a 21 de dezembro como a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.    

Luis Fernando Bouzas –   Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bouzas possui mestrado em Clínica Médica – Hematologia, MBA em Administração em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Atenção em Câncer – Oncologia pelo INCA.  Foi diretor do INCA e coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), 


Agende-se:

O que: Palestra sobre Fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia

Data:  22 de fevereiro - 10 horas

Como acompanhar:  pelo site  www.tjmrs.jus.br  e pelo Facebook do TJMRS (/tjmrsoficial)


Imagens da notícia