TJMRS presente na 2ª reunião preparatória ao Encontro Nacional do Judiciário

cnj

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, a 2ª reunião preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para dezembro em Florianópolis (SC). O encontro reuniu presidentes de tribunais, gestores estratégicos e integrantes da Rede de Governança Colaborativa, debatendo metas nacionais, inovação tecnológica e transparência.

O Tribunal de Justiça Militar Gaúcho esteve representado pelo decano e vice-presidente da Corte, desembargador Sérgio Brum, e pelo servidor do Núcleo de Gestão Estratégica, José Carlos Albino.

O evento contou com a participação do presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e do ministro Edson Fachin, próximo presidente do STF e do Conselho. Foram discutidos os desafios da Estratégia Nacional 2021–2026, como o julgamento de processos antigos e de improbidade, além de temas como equidade de gênero, soluções consensuais de litígios e a relevância das Justiças Eleitoral e Militar.

Destaque para a Justiça Militar

Em sua fala, ao ressaltar a importância dos diferentes segmentos do Judiciário, o ministro Fachin fez destaque especial às Justiças Militares:

“Trata-se de um ramo altamente especializado, com significativa relevância institucional e constitucional, especialmente para a preservação da ordem, da hierarquia e da disciplina, tanto nas Forças Armadas quanto, nos estados, nas polícias e nos corpos de bombeiros militares.”

Imagens da notícia