TJMRS prepara homenagem ao centenário da morte do Coronel Afonso Emílio Massot

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul realizou, em 1º de setembro, reunião da Comissão da Memória (Portaria nº 072/2024/TJMRS) para alinhar os preparativos da homenagem ao Coronel Afonso Emílio Massot, por ocasião do centenário de seu falecimento, que será lembrado em 21 de outubro de 2025.
O encontro ocorreu em formato híbrido, na Sala de Inovação, sob a condução do Desembargador Militar Sergio Antônio Berni de Brum, Decano e Vice-Presidente da Corte. A pauta tratou da definição de ações para a realização de um ciclo de palestras alusivo à data, em conformidade com deliberação do Pleno do Tribunal, aprovada por unanimidade.
Ex-comandante-geral e patrono da Brigada Militar, além de primeiro presidente do Conselho de Apelação do TJMRS, Massot teve papel decisivo na estruturação da Justiça Militar Estadual e na consolidação da sua autonomia institucional. Por isso, sua memória é preservada pela instituição como parte do resgate histórico da Brigada Militar e da consolidação da Justiça Castrense estadual.
A programação completa da celebração, entre outras ações, será divulgada nos próximos dias.
Presentes na reunião da Comissão de Memória os coordenadores da Biblioteca, Francine Feldens; de TIC, Eduardo Borba Severo; e de Comunicação, Marcelo Roberto Model Nepomuceno; o subcoordenador do NGE, José Carlos Albino; e os servidores Carla Regina de Souza Risch, Cássio Garcia Lacerda, Ana Lúcia Lara Barcelos, Rejane Maria Di Leone, Ivanilde Nesello e Dionês Gabana de Souza.