TJMRS participa de dois dias de agendas em Brasília sobre o sistema e-Proc e inovação com IA

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul participou, nos dias 4 e 5 de agosto, de agendas em Brasília voltadas à modernização da justiça militar por meio do sistema e-Proc. Representaram o Tribunal nessas atividades, o decano e vice-presidente, desembargador militar Sergio Brum, e a gestora negocial do e-Proc, servidora Ana Lucia Barcelos.
No dia 4, o TJMRS integrou o Encontro Negocial do E-proc, promovido pelo Superior Tribunal Militar (STM), que reuniu representantes de cortes que já utilizam o sistema.
O evento debateu experiências práticas e reforçou o papel do e-Proc como ferramenta de agilidade, inclusão e justiça social no processo judicial eletrônico. O TJMRS, um dos pioneiros a utilizar a ferramenta, esteve entre os tribunais destacados pelo uso consolidado da tecnologia.
No dia 5, desta vez na 11ª Circunscrição da Justiça Militar da União, foi realizada reunião com representantes dos tribunais do segmento Justiça Militar que utilizam o sistema processual eproc (STM, TJMMG e TJMRS).
Em destaque, a iniciativa inédita de desenvolvimento de uma plataforma de análise de minutas com inteligência artificial, integrada ao sistema e-Proc, voltada aos tribunais da Justiça Militar. Também em pauta, entre outros temas, a discussão sobre as sessões de julgamento virtuais e adequação à Resolução CNJ 591/24; a apresentação de módulo de sorteio dos Conselhos de Justiça, além de aprimoramentos diversos no sistema e-proc com foco na atuação do segmento de justiça militar.