TJMRS lança e-book sobre microagressões de gênero

micro

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou, nesta quinta-feira, 4 dezembro, o e-book “Microagressões de Gênero”. O material aborda, de modo educativo e institucional, comportamentos sutis — muitas vezes normalizados — que contribuem para perpetuar desigualdades e discriminações por gênero.

A publicação coincide com o período do 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização global que no Brasil se estende de 20 de novembro a 10 de dezembro, reunindo esforços de sensibilização e prevenção da violência e discriminação contra mulheres e meninas.

A cartilha define o que são microagressões, descreve seus diferentes tipos — verbal, simbólica, institucional, digital — e explica como elas se manifestam no cotidiano. Entre as seções destacadas estão exemplos reais, reflexões sobre impactos psicológicos e sociais, orientações para identificação de padrões discriminatórios e práticas de prevenção e enfrentamento. Há também um capítulo específico sobre microagressão digital, que aborda assédio, comentários ofensivos, exposição indesejada ou silenciamento nas redes sociais e meios virtuais.

A capa do material leva a ilustração da artista espanhola María Hidalgo Jiménez, doada para a iniciativa. A cartilha foi elaborada pela assessoria de comunicação do TJMRS com conceito da Presidência e apoio das comissões de enfrentamento ao assédio e comissão de enfrentamento da violência contra magistradas e servidoras.



A cartilha está disponível no link abaixo

cartilha micro




Imagens da notícia