TJMRS lança cartilha sobre microagressões raciais no ambiente institucional

micro

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou nesta terça (22/7) ,  o guia “Microagressões – Educação para o Enfrentamento”, com foco na prevenção e no combate a manifestações sutis de racismo no ambiente de trabalho. A cartilha apresenta definições, exemplos práticos, orientações de conduta e informações sobre as consequências institucionais das microagressões para indivíduos e para a coletividade. Com linguagem acessível, o material foi elaborado para sensibilizar magistrados, servidores, colaboradores e também o público geral, promovendo uma cultura de respeito, escuta ativa e valorização da diversidade no Judiciário Militar gaúcho.

A iniciativa integra o conjunto de ações do TJMRS no cumprimento do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para o enfrentamento do racismo estrutural e institucional no Poder Judiciário. A cartilha reforça o compromisso do TJMRS com os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade racial e da inclusão.

Signatário do Pacto desde 2023, o TJMRS tem promovido palestras, incentivado a participação de seus quadros funcionais em formações sobre equidade racial e estimulado o debate sobre práticas institucionais mais inclusivas. 

A cartilha está disponível para download no link abaixo.  

cartilha micro


Imagens da notícia