Banco de Sentenças das Justiças Militares é finalista do Prêmio Inovação 2025 do CNJ

bancosentenca

O Banco de Sentenças das Justiças Militares, desenvolvido em parceria entre os Tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul,  Minas Gerais e São Paulo e o Superior Tribunal Militar, foi selecionado como finalista do Prêmio de Inovação do Poder Judiciário 2025, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa reúne, em plataforma única e de acesso gratuito, decisões judiciais das Justiças Militares, permitindo busca por classe processual, assunto, instância e data. O sistema utiliza inteligência artificial para integrar diferentes sistemas processuais e facilitar a pesquisa por magistrados, operadores do Direito e cidadãos.  O projeto foi idealizado a partir no laboratórios de inovação do TJMRS e posteriormente desenvolvido pelos TJMs de São Paulo, Minas Gerais e STM.

O prêmio é instituído pelo CNJ e reconhece projetos que promovem modernização, eficiência e melhoria dos serviços prestados à sociedade. Em sua segunda edição, contempla as categorias Gestão Judicial Inovadora, Tecnologia Judicial Inovadora e Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários. O anúncio dos vencedores está previsto para o encerramento do FestLabs 2025, que será realizado de 3 a 5 de setembro, em Belém (PA).

Imagens da notícia