Acessibilidade em Pauta na Justiça Militar

ace

Nesta terça-feira (16), o Tribunal de Justiça Militar realizou a palestra "Pessoa Com Deficiência: Realidade, Desafios e Perspectivas", ministrada pelo professor e especialista em educação especial, Adilso Corlassoli. O evento aconteceu no auditório do TJM e foi marcado por uma série de abordagens sobre inclusão e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.  A abertura foi conduzida pela desembargadora militar  Maria Moura, presidente do TJM.

Ao longo da palestra, diversos tópicos foram discutidos, incluindo dicas sutis de acessibilidade, como falar fora do microfone para que pessoas com deficiência visual possam saber de onde vem a voz do palestrante, bem como a importância da audiodescrição. 

A discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência também foi discutida no evento, ressaltando que, além da acessibilidade arquitetônica, há a necessidade de eliminar barreiras sociais, urbanísticas e tecnológicas nos transportes, nas comunicações e na informação. 

Adilso enfatizou que o preconceito só pode ser quebrado através da convivência com o diferente, destacando a importância da conscientização e da inclusão ativa na sociedade.

Os desembargadores Sergio Berni de Brum (vice-presidente) e Fábio Duarte Fernandes (diretor da Escola Judicial) e a juíza auxiliar da presidência Viviane de Freitas Pereira prestigiaram o evento que também foi transmitido pelo canal do TJMRS no youtube.


Imagens da notícia