TJ/RS - Instalada oficialmente a 2ª Contadoria do Foro de Porto Alegre


"A 2ª Contadoria do Foro da Comarca de Porto Alegre foi oficialmente instalada nesta terça-feira (15/5), no 17º andar do Prédio II, com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, da 1ª Vice-Presidente, Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza, e da Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar.

A Administração do TJRS foi recepcionada pelo diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juiz de Direito Amadeo Henrique Ramella Butelli, e pelo Juiz de Direito com Função Delegada para Assuntos de Contadoria, Juliano da Costa Stumpf. A 2º Contadoria tem sob sua atribuição exclusiva os processos da Fazenda Pública, que em 2017 totalizaram 64 mil.

O primeiro ato da Administração do TJRS na Comarca de Porto Alegre significou a formalização de uma unidade que é fundamental para todos os processos, sublinhou o Desembargador Duro, acrescentando que a 2ª Contadoria ajudará na celeridade da prestação jurisdicional. Os cálculos são uma etapa importante, pois quantificam o que a parte tem a receber, bem como apuram o valor das custas, frisou o Magistrado. Ele cumprimentou os Juízes e os servidores pelo comprometimento com esse trabalho.

O Diretor do Foro explicou que do total de processos em tramitação no ano passado 9 mil são ligados a precatórios, os quais também passam pela Contadoria. Já o Juiz com Função Delegada fez em sua fala um histórico da atividade desde quando era privada, a transição para o modelo estatizado e sua consolidação como tarefa específica e especial.

Também compareceram à instalação a Juíza Corregedora Rosane Wanner da Silva Bordasch, o Vice-Presidente Administrativo da AJURIS, Juiz de Direito Orlando Faccini Neto, a Juíza de Direito Cristiane Hoppe, a Procuradora do Estado Daniela Costa, o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Administrativos, Antonio Flávio de Oliveira, e o Presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ-RS), Paulo Olympio, além de servidores do Foro II.

A autorização para a instalação da 2ª Contadoria foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho da Magistratura, em processo relatado pela Corregedora-Geral da Justiça. O acórdão é datado de 24 de abril passado. A proposta de criação da unidade havia sido encaminhada pelo Juiz Diretor do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. A instalação da unidade implicou o provimento do cargo de 2º Contador. A 2ª Contadoria e o cargo de 2º Contador são previstos pela Lei nº 8.638/88."

 

 

Foto e Texto: http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=428078


(Publicada em 16/05/2018)

Galeria de Imagens da Notícia








Acompanhe a JME/RS


Portal da Transparência



Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br