Memorial do TJ-RS completa 20 anos


"Foi com olhares curiosos pelas escritas nas paredes e com certa rapidez que a turma de Direito do Centro Universitário Metodista - IPA tomou conta do andar térreo do Palácio da Justiça, pronta para participar de mais uma edição do Formando Gerações. "Espero que a visita possa nos mostrar na prática e de forma ilustrada a história desse segmento gaúcho", comenta o estudante Luciano D\\'avila.

A turma foi guiada pela Historiadora e Assistente Técnica Carine Trindade, que os instigava com perguntas. A Professora Gisele Welsch afirma que a visita ao Memorial é de extrema importância para o entendimento do que é ensinado em sala de aula. "Hoje eles saem daqui sabendo que, como futuros operadores jurídicos, conhecem da história da Justiça gaúcha."

Os alunos do IPA estão entre as cerca de 12 mil pessoas que já visitaram o Memorial do Judiciário. Criado como "Projeto Memória", em janeiro de 1998, com a missão de aproximar a população da história da Justiça gaúcha, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul completa 20 anos.

"Por meio de ações de responsabilidade social, o Memorial faz chegar à comunidade projetos pedagógicos, eventos socioculturais, casamento coletivo, seminários e congressos, incluindo a atuação do Memorial durante a Feira do Livro de Porto Alegre" destaca o Desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis, à frente do Memorial há 8 anos.

As dependências do Memorial estão abertas ao público de qualquer idade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Praça da Matriz (Palácio da Justiça), buscando a interlocução e a integração com a sociedade civil. Além disso, com o objetivo de promover debates e a visibilidade entre o público jovem, exposições abordam temas que estimulam o interesse de instituições sociais e de ensino infantil e médio. Em 2017, a equipe alcançou o total de 79 visitas guiadas para grupos de escolas, universidades, projetos sociais e culturais, além de visitas espontâneas, atendendo mais de 3,3 mil pessoas."

 

Texto e foto: http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=421440


(Publicada em 29/03/2018)

Galeria de Imagens da Notícia









Acompanhe a JME/RS


Portal da Transparência


Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br