Nova gestão do TJM-RS é empossada


O juiz-militar Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues tomou posse hoje como presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, em sessão solene ocorrida no Auditório Romildo Bolzan, em Porto Alegre. Na mesma solenidade o juiz-militar Cel. Antonio Carlos Maciel Rodrigues assumiu a vice-presidência da Corte castrense. Também foi empossado o juiz-civil Amilcar Fagundes Freitas Macedo, como corregedor-geral da Justiça Militar do Estado. Os três magistrados vão liderar o TJM-RS no biênio 2018-2020.

Na abertura do evento, o juiz-civil Fernando Guerreiro de Lemos, presidente do TJM-RS durante o biênio 2016-2018, discorreu brevemente sobre a importância da Justiça Militar para o controle das ações e operações dos policiais militares, além da especificidade envolvida nos julgamentos desta justiça especializada. “Quem conhece os meandros das operações sabe delimitar exatamente o erro e o acerto. Nós viemos fazendo julgamentos históricos, quando se trata de uma operação policial, examina-se no detalhe, para que não se cometa injustiça tanto para o cidadão que está reclamando, quanto para o policial que está sendo julgado” enfatizou o Lemos.

Após a fala do presidente substituído, transmitiu-se a presidência ao juiz-militar Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues. A tradicional cerimônia de entrega de espada teve a participação da mãe do magistrado militar, Sra. Diná Mendes Rodrigues, reprisando ato de 1977, quando o então aspirante Mendes se tornou oficial da BM – também recebendo a espada de sua mãe. Em seguida, o novo presidente do TJM-RS empossou o juiz-militar Cel. Maciel como vice-presidente do TJM-RS e o juiz-civil Amílcar Macedo como corregedor-geral da JME-RS.

Empossados, a  nova gestão do TJM-RS recebeu palavras do capelão da BM, Padre Alexandre Chaves, e do representante da União dos Militares Evangélicos do Rio Grande do Sul, presbítero Adelmo Antonio de Souza, os quais abençoaram os magistrados. Os religiosos dedicaram votos para que a nova administração exercite seus atos com liderança e justiça.


Discursos de autoridades

A solenidade de posse da nova gestão do TJM-RS contou com discursos de representantes dos poderes executivo e legislativo, das esferas estadual e federal. O deputado Ronaldo Santini, o deputado federal Carlos Heinze, o secretário de Estado da Segurança Pública Cezar Schirmer e o senador Lasier Martins se manifestaram no sentido de congratular os componentes da nova administração, desejar uma boa trajetória administrativa e, especialmente, explicitaram a importância da manutenção desta justiça especializada.


Discurso de Presidente

Encaminhando o fim da solenidade, o juiz-militar Cel. Mendes realizou seu discurso oficial de posse. O magistrado militar relembrou sua trajetória dentro da BM, lembrando-se dos maiores feitos de sua carreira de “33 anos de efetivo serviço”. “Recebi, com muita honra e disposição a espada dourada e o comando de nossa imortal Brigada Militar, o qual procurei desempenhar minhas funções no combate diuturno da bandidagem, que tanto perturba nossa sociedade, e preservando o que nossos combativos e eternos comandantes conquistaram ao longo dos 180 anos de existência”, lembrou Mendes.

Finalizando, o juiz-militar afirmou, com veemência, os seus objetivos na nova administração do TJM, salientando o compromisso em “ampliar o relacionamento externo de forma a divulgar o trabalho desta justiça castrense e, assim, firmar a sua relevância para a sociedade gaúcha”. Após, Mendes agradeceu a presença das autoridades, colegas magistrados, servidores da Justiça Militar, dos convidados, amigos e familiares.

O discurso de posse do novo presidente do TJM-RS, Paulo Roberto Mendes Rodrigues, pode ser acessado aqui, na íntegra.


Presenças

A mesa diretora contou com a presença do representante do governo do Estado, secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer; do representante do Senado Federal, senador Lasier Martins; do representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Carlos Heinze; do representante da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ronaldo Santini; do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro; do representante do procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner; do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Vania Cunha Mattos; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Cini Marchionatti; do representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Pedro Poli de Figueiredo; do presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS),  do representante do prefeito de Porto Alegre, Luiz Eduardo Amaro Pellizer; do representanto de Prefeitura de Porto Alegre, secretário de Segurança municipal Kleber Roberto de Lima Senisse; do representante do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJM-MG), juiz-militar Cel. James Ferreira Santos; do representante do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP), juiz-militar Cel. Orlando Eduardo Gerardi; do representante da Defensoria Pública, sub-defensor-geral Tiago Rodrigo dos Santos; do presidente da Câmara de Vereadores, Valter Nagelstein; entre outras autoridades e convidados.


(Publicada em 05/02/2018)

Galeria de Imagens da Notícia




foto: Ásafe Bueno

foto: Ásafe Bueno

foto: Ásafe Bueno

foto: Ásafe Bueno





Portal da Transparência


Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br