Aviso: Informamos que no dia 18/10/2017, das 9hs às 23h59min, o Sistema Pergamum estará indisponível devido a uma migração de versão. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (51) 32141084.

Juiz Gestor de Metas do TJM gaúcho participa da Reunião Preparatória ao XI Encontro do Judiciário


Nesta segunda-feira (4 de setembro) e terça-feira (5 de setembro), o Juiz-Gestor de Metas do TJM do Estado do Rio Grande do Sul Fábio Duarte Fernandes e a servidora do Núcleo de Gestão Estratégica da Corte Dionês Gabana (membros da Rede de Governança Colaborativa) participam , em Brasília,  da  Reunião Preparatória do XI Encontro Nacional do Poder Judiciário.

 

O evento marca a apresentação de dados estatísticos da Justiça brasileira, como o "Relatório Supremo em Ação", com dados do Supremo Tribunal Federal (STF), o Relatório Justiça em Números 2017, referente à movimentação processual e gestão judiciária do ano de 2016. A programação também inclui a discussão das propostas de metas a serem perseguidas pelos órgãos do Judiciário ao longo de 2018.

 Após a abertura da Reunião Preparatória pela presidente do CNJ e do STF, ministra Cármen Lúcia, e pelo vice-presidente do STF, ministro Dias Toffoli, foi  apresentado o Relatório Supremo em Ação, publicado no final de junho deste ano pelo CNJ. Em seguida, foi feita a apresentação do Relatório Justiça em Números 2017. A mesa esteve formada pelo presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, conselheiro Bruno Ronchetti, e pela diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Maria Tereza Sadek.

Principal fonte de estatísticas do Poder Judiciário, o Justiça em Números, traz os dados consolidados da estrutura e litigiosidade do Poder Judiciário, além dos indicadores e das análises que subsidiam a gestão judiciária brasileira. Durante o evento, o relatório também foi objeto de análise no painel “O Judiciário em Pauta”. A mesa foi presidida pelo secretário Geral do CNJ, Júlio Ferreira de Andrade. Os debatedores foram os jornalistas Frederico Vasconcelos, Mirian Leitão e Eliane Cantanhêde.

 

Metas do Judiciário

Os Encontros Nacionais do Poder Judiciário são tradicionalmente antecedidos pela realização de duas reuniões preparatórias para formulação das Metas do Judiciário. Em 2017, a primeira etapa dos debates foi feita em um espaço virtual coordenado pela Diretoria de Gestão Estratégica do Conselho.

Já na etapa presencial, as propostas serão enriquecidas por sugestões recebidas pelos tribunais brasileiros a partir de consultas feitas a magistrados, servidores, associações de classe e da sociedade. Este envolvimento está previsto na Resolução n. 221/2016 e, a critério dos tribunais, foi promovido por meio de workshops, consultas públicas, pesquisas internas, reuniões temáticas ou discussão com grupos focais. As propostas de metas para 2018 serão apresentadas às 10h45 do dia 5/9 em plenária formada por todos os segmentos da Justiça.

 

Estatísticas

Também na terça-feira (5/9), o DPJ/CNJ realiza um workshop com os técnicos da área de estatística dos tribunais. O objetivo é apresentar o trabalho do CNJ na elaboração de estatísticas do Poder Judiciário, como o Relatório Justiça em Números, e compartilhar experiências na área.


(Publicada em 05/09/2017)

Galeria de Imagens da Notícia








Portal da Transparência


Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br