Justiça Militar gaúcha prestigia formatura de novos PMs


Reforçando o efetivo da Brigada Militar no Estado, ocorreu a solenidade de formatura  de 434 novos soldados, das cidades de Canoas e Porto Alegre, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.  Os alunos correspondem às turmas 2016-2017 que iniciaram sua preparação no final do ano passado. A solenidade contou com a presença de pelo menos três mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A JME foi representada pelo juiz do Tribunal de Justiça Militar, Antonio Carlos Maciel Rodrigues, também  ex-comandante-geral da BM.

O Curso Básico de Formação Policial-Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, coordenado pelo Departamento de Ensino da BM, formou 289 alunos pela Escola de Formação e Especialização de Soldados do Polo Porto Alegre e 145 pela escola do Polo Canoas. Os novos soldados somam quase mil recém ingressos na força formados desde segunda-feira (17 de julho).

Em um ginásio cheio de familiares, policiais militares e autoridades, os novos soldados foram saudados pelo comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago. Em seu discurso, comandante-geral lembrou da importância da Brigada para a população gaúcha. “Na Brigada, um cuida do outro e todos nós, unidos, cuidamos da sociedade.”, ressaltou Dal’Lago. Após, discursou o secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer, que enfatizou o interesse particular do Governo estadual para com o incremento de efetivo à Brigada Militar, dando como exemplo o aumento dos salários da categoria em 38%. “Desde 2012 e começo de 2013, nenhum soldado entrou na Brigada Militar. Estamos trazendo novos efetivos, na convicção de que o policiamento ostensivo e preventivo vai aumentar a nossa segurança”, enfatizou Schirmer.

A seguir, discursou o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, como paraninfo das turmas de Porto Alegre e Canoas. Citando as dificuldades financeiras vividas pelo Estado, Sartori ressaltou a lealdade dos servidores para com a comunidade do Rio Grande do Sul frente aos atrasos de repasses e corte de gastos. “Foi penoso, eu sei. Tomamos atitudes para colocar a casa em ordem. Cortamos na própria carne. Medidas amargas para que a formação de vocês acontecesse. Mesmo com as dificuldades, os servidores foram leais à sociedade gaúcha e nunca deixaram de cumprir o seu papel”, reconheceu o Governador.

Presenças

Além do Governador do Estado, do Comandante Geral da BM, do Secretário de Segurança Pública e do representante da Justiça Militar do Estado juiz Antonio Carlos Maciel Rodrigues, a solenidade foi acompanhada pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Everton Oltramari; o capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amauri Marcial Gomes Júnior; o chefe do Estado Maior, coronel Julio Cesar Rocha Lopes; o diretor em exercício do Instituto-Geral de Perícias, Eduardo Lima Silva; o secretário de Segurança de Porto Alegre, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse; o ex-comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira; políticos e representantes de entidades e associações.


(Publicada em 21/07/2017)

Galeria de Imagens da Notícia








Portal da Transparência


Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br