Núcleo de Controle Interno - NCI

 

O Núcleo de Controle Interno (NCI) foi criado em 27 de abril de 2009, através da Resolução nº 62/2009 do TJMRS, alterada pela Resolução nº 87/2011 também deste Tribunal.

Sua estrutura e funcionamento estão subordinados diretamente à Presidência do TJM, tendo por finalidade acompanhar e avaliar os atos administrativos e seus processos, nas áreas orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal, objetivando evitar irregularidades e ilegalidades nos âmbitos administrativo e operacional, aplicando procedimentos e técnicas utilizados no conhecimento de Auditoria Interna, visando atender o que preceitua o art. 74 da CF e as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Atualmente as atribuições do setor são estabelecidas na Resolução nº 138, de 14 de julho de 2014 deste Tribunal, e incluem, entre outras, orientar a geração, o recebimento e a análise crítica dos dados, podendo propor alterações conceituais e estruturais dos indicadores e sistema de recebimento, armazenamento e divulgação de dados, bem como realizar inspeções in loco, para verificar a consistência metodológica destes dados através das auditorias agendadas e/ou determinadas pelo Presidente do TJM.

O Núcleo de Controle Interno visa ainda implementar ações voltadas à gestão, intervindo no processo, em casos pontuais recomendados segundo as evidências apontadas por indicadores de desempenho.

Sua área de atuação abrange os segmentos administrativos e operacionais da JME, envolvendo o 1º e o 2º graus, no que se refere à matéria administrativa em sua essência, como o controle processual, a eficiência com relação aos prazos, à consistência dos registros e a confiabilidade do sistema de controle utilizado.

No que tange à administração financeira, orçamentária, patrimonial e de pessoal, os procedimentos estão voltados aos princípios da administração pública (art. 37 da CF) e à legislação pertinente a cada fato praticado, bem como a legalidade, eficiência, eficácia, economicidade e confiabilidade dos sistemas de controle utilizados.

O NCI busca, sobretudo, assessorar a alta administração em aspectos importantes à gestão, através de informações gerenciais cuidadosamente elaboradas a partir dos dados advindos dos diversos seguimentos do Sistema de Controle Interno do TJM, inclusive, como prevê a norma, orientando e sugerindo melhorias.

Plano Anual (Auditorias)

 

Plano de Auditoria 2015

- Coordenadoria de Biblioteca e Memória: 27 a 30 de março de 2015

- Coordenaria Administrativa - Setor de orçamentos: 06 a 09 de abril de 2015

Auditorias Extraordinárias

- Ordem de Serviço nr 01/NCI/2015

Registro do ponto e efetividade: 10 a 30 de abril de 2015

Relatórios de Auditorias

- Relatório Auditoria Coord de Biblioteca e Memória

- Relatorio Auditoria Setor de Licitações

- Relatorio Auditoria Setor de Pessoal

- Relatorio Auditoria Setor de Orçamento

- Relatório Auditoria nas Auditorias Militares (flipbook)

- Relatório Auditoria nas Auditorias Militares

- Relatório Auditoria Coordenadoria de TIC

- Relatório Auditoria Setor de Materiais e Patrimônio



Portal da Transparência


Pesquisa Processual

1º grau  2º grau


Pesquisa avançada

Certidões



Av. Praia de Belas, 799 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
CEP - 90110-001 - Fone: (51) 32141000 - contato@tjmrs.jus.br
  SEI!
  Webmail

Desenvolvido pela Coordenadoria de TIC do TJM/RS
informatica@tjmrs.jus.br